top of page

15 FILMES PARA VOCÊ NUNCA MAIS RECLAMAR DO CINEMA NACIONAL

Fingindo que hollywood não é grande fã da violência e do bom e velho entra e sai, os haters adoram dizer que só de sacanagem e sangue vive o cinema Brasileiro. Eu discordo! O cinema nacional também vive de sacanagem e sangue e isso não necessáriamente é uma coisa ruim. Descartando as comédias baratas e a apelação consequente de qualquer mercado cinematográfico no mundo, o cinema nacional nos presenteia com muitos filmes que nenhum Brasileiro deveria morrer sem ter o orgulho de bater no peito e dizer: Este é meu! Agora vamos deixar o preconceito de lado e conferir a lista do que são, na minha opinião, alguns dos melhores filmes produzidos, filmados, dirigidos nas terras tupiniquins.

15 - Confissões de Adolescente - (2013)

Não gostei dessa cara, achei que a gente tinha prometido deixar os preconceitos de lado.

Atire a primeira pedra quem nunca teve o prazer de se inspirar com Ferris em Curtindo a Vida Adoidado, ou odiar Regina George em Mean Girls. Pois é, Confissões de Adolescente não perde nem por um minuto para nenhum desses clássicos que tem como tema a juventude e os questionamentos da idade.

O Filme é baseado na série vinculada pela TV cultura lá para os anos de 1995 e conta com Shopia Abrahão e Debora Secco no elenco. Super indico para aqueles dias em que você quer assitir algo leve.

PS: Só a trilha já me deu vontade de assistir outra vez, já já eu volto para terminar o post.


14- Bruna Surfistinha (2011)

Se você não quer dar, quer distribuir, este é o filme para você.

O filme polêmico inspirado na vida da ex-prostituta Raquel Pacheco conta sua história desde o primeiro programa até a ascenção e a fama.

O filme tem uma pegada meio Cristine F. e também conta com Debora Secco no elenco.


13- Minha Mãe É Uma Peça(2013)


Das comédias, a melhor!

Paulo Ricardo é o rei do humor no Brasil e não tem conversa. O resto é zorra total. O filme é uma adaptação da peça que levou o ator ao estrelato e é inspirada na mãe dele, mas vezes vai parecer que é inspirado na sua.



12-Apenas o Fim (2009)

Entrando em uma pegada mais indie, chegamos a Apenas o Fim, o filme tem uma narrativa bem diferente do cinema Brasileiro e custou apenas oito mil reais.

A comédia romântica conta a história de um casal universitário onde a garota resolve abandonar tudo, incluindo o namorado que é interpretado pelo nosso saudoso Gregório Duvivier, e recomeçar a vida em outro lugar.

Não tem desculpa para não assistir já que o filme está completo no Youtube.

11- Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida (2013)

Ainda nas narrativas diferentes chegamos a esse filme que foi, principalmente na época do vestibular, um dos meus favoritos. O título imenso que eu estou com preguiça de reproduzir durante o post conta exatamente a premissa do filme. Uma garota <Clarice Falcão3 (sem parênteses e sim coração) que não faz a menor ideia do que está fazendo da própria vida. Outra trilha sonora daquelas. Sério, assistam.

10-Entre nós (2014)

Me lembro o quanto eu penei para encontrar esse filme no cinema, não achei claro. Apesar de ter assistido do conforto do meu lar, até que valeu a pena. Na verdade eu tenho uma relação de amor e ódio com essa história, enfim.

O filme conta a história de um grupo de amigos que decidem fazer uma espécie de cápsula do tempo onde colocam cartas endereçadas a si mesmo. Dez anos depois, tremendamente mudados, eles se reencontram para reler as cartas e lembrar do passado, o que não necessariamente é bom.

9-Getúlio(2014)

Mesmo após o ensino médio, alguns filmes e leituras, para mim Getúlio Vargas ainda é uma grande incógnita. No filme os últimos dias da figura política mais controvérsia da história Brasileira é retratada de forma magnifica.

8-Faroeste Caboclo(2013)

Tem gente que não sabe, mas a música mais longa que existe, só perdendo para o Nyah Cat, virou um filme, vou dispensar apresentações e colocar apenas o link da música pra vocês.

Incluam também neste item o filme Somos Tão Jovens de 2013 que conta a história de Renato Russo e a formação da Legião Urbana.

7 - Boa Sorte (2014)

Não tenho o que dizer, são só palavras e o que eu sinto não mudará. Porque eu sinto tristeza, chorei feito uma criancinha assistindo esse filme.

Vocês já devem ter percebido minha queda pela Debora Secco não é? Pois nesse filme ela se mostra digna de toda minha admiração, ela emagreceu fucking doze kilos para fazer a viciada-soropositiva desse filme que se apaixona por um adolescente problemático em uma clinica de reabilitação.

Já deu né?

6- Uma História de Amor e Fúria

Para não dizer que o Brasil não sabe fazer animação, eis uma animação que Brasileira que foi indicada ao oscar.

O personagem principal tem nada mais nada menos que 600 anos de vida, desde o cangaço a um Brasil distópico com uma linguagem de HQ a animação passa por períodos importantes da história Brasileira.

5- Carandiru(2003)

Sabe aquele filme que você com certeza assistiu quando era menor, não entendeu nada, mas ainda assim ficou chocado? Carandiru é um desses filmes que todos devíamos assistir e entender um pouco do que foi o maior extermínio em massa do Brasil. Hoje os direitos da população carcerária vem sendo vigiados graças as redes sociais e a crescente consciência política. Mas Carandiru é necessário para que nunca esqueçamos.

4- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho(2014)

Mais atual, mais jovem, mais leve e maravilhosamente gay, Hoje eu não quero voltar sozinho é o principal representante do cinema LGBT nacional. Inspirado no curta que bombou no youtube o longa também conta a história de um garoto gay e cego lidando com todos os questionamentos do inicio da vida adulta, de sexualidade a independência o filme que por pouco não chegou no oscar é sensível e lindo.

3-O Auto da Compadecida (2000)

Antigo e clássico, O Auto da Compadecida é um divisor de águas no cinema nacional, com um elenco de peso como Selton Mello, Fernanda Montenegro e Matheus Nachtergaele o filme foi inspirado na peça de Ariano Suasuna e trás elementos de Gil Vicente intercalados com a cultura do nordeste Brasileiro.

2-Cidade De Deus (2002)

Chegamos a segunda colocação com um filme que prova que violência não é necessariamente sinônimo de apelação. Cidade de Deus tem a cena que por anos foi considerada a cena mais violenta do cinema mundial, PASMEM, mas nem por isso deixa de explorar de forma sensível a rotina de uma favela no Rio de Janeiro e a luta de um garoto para ser salvo da previsível carreira do crime em nome do seu talento e do seu sonho de se tornar fotógrafo.

Cidade de Deus recebeu quatro indicações ao oscar: Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (Cesár Charlone).

1-Central do Brasil (1998)

Chegamos ao primeiro colocado com uma atriz que eu gosto mais que a Débora Secco. FERNANDA MONTENEGRO merece seu nome em letras maiúsculas por sua encenação em Central do Brasil que é de longe o meu filme favorito da vida. (Sim, tem até vídeo dela na premiação do Oscar do lado da Meryl Streep).

O filme conta a História de Dora, uma mulher frustrada que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, a vida dela muda quando cruza com Josué, um menino que fica órfão e passa a viver na estação.

UFA ACABOU.

Tá esperando o que queridx? É filme pra caramba, CORRE!

bottom of page