top of page

A VIA CRUCIS DE VIVIANY BELEBONI E A CRISTOFOBIA

Após a polêmica da boticário em uma recente onda de conservadorismo, o facebook, se divide mais uma vez. Provando que todos os nossos instintos mais primitivos são aflorados quando somos escudados pela superficialidade de uma tela e a liberdade de um teclado o novo “cristo” da vez é a Transexual Viviany Beleboni, que em uma expressão artística sobre a Transfobia encenou uma crucificação na parada gay.

Tudo começa com um post de um dos grandes nomes da homofobia no Brasil, Marco Feliciano, que publicou em sua página pessoal algumas fotos (muitas delas falsas) do que segundo ele, seriam provas do desrespeito da comunidade LGBT com os cristãos. Como bonecos de imitação sem base científica, sequer uma misera pesquisa no Google, nos acotovelamos para dar nossas opiniões e fizemos filas para que cada um jogasse a sua própria pedra em Viviany. O que pessoalmente me lembrou um pouco daquela passagem bíblica que o povo tenta apedrejar Maria Madalena.

Em sua via crucis, a transexual, foi ameaçada e hostilizada. Aos gritos de herege. Na tentativa de gritar a violência sofrida todos os dias pelo movimento gay, na tentativa de pedir socorro acima dos preconceitos e das mortes diárias em nome de um moralismo falso. Viviany foi crucificada.

O Episódio além de provar mais uma vez uma Homofobia velada que vivemos, provou um machismo pelo corpo feminino na cruz, provou o ódio cristão(ué) pelo emissor e não pela mensagem. E em anos de tentativas frustrada da aprovação de uma lei que puna os crimes contra a população LGBT pelo que eles realmente são, gratuitos, em segundos uma lei que visa punir a “cristofobia” parece tramitar promissora pelo congresso, com um ar de chacota o recado é claro “seus erros viram crime, os nossos viram lei”.

Precisamos de mais ação política no movimento, é impossível assistirmos Felicianos e Bolsonaros decidirem qual abordagem nossas vidas devem seguir. Deixar que pensamentos opressores cresçam na sociedade Brasileira é perigoso. Aos chatos do facebook que insistem em comentar post por post na tentativa de desconstruir um ou outro, o conselho é que não deem corda ao oportunismo desses pastores, mas de forma nenhuma parem de denunciar. Denunciem, reclamem, mostrem e escancarem. Por todos os Kaíques, todas Vivianys todos os Joãos todas as vitimas de homo lesbo, bi ou transfobia, por todos nós. Vamos nos unir para que não sejamos os próximos.

bottom of page