top of page

SOMOS OS VILÕES! MESMO SEM SABER.


As pessoas serão más, e na maioria esmagadora das vezes elas nem sabem disso. Vão ferir os seus sentimentos, fazer simpósios e debates sobre você e você nunca vai saber, vão falar mal e sorrir quanto te verem, questionar sua sexualidade como se fosse de suas contas, quebrar milhões de corações só para manterem os próprios intactos, e tudo isso não é culpa de ninguém.

Há algum tempo eu costumava acreditar que nós, seres humanos, tínhamos uma inclinação para o bem, isso é passado, mas tão pouco significa que hoje eu creio que somos monstros em potencial, a verdade é que além de possuirmos um grande instinto de autoproteção, optamos sempre pelo caminho mais fácil.

Como já diria Newton, o que está em repouso tende a permanecer em repouso, e não poderia ser diferente em nossas relações sociais, afinal é muito mais fácil machucar do que lidar com o problema, falar antes de pensar, manter a boa vizinhança do que mergulhar fundo em uma inimizade, porque desconstrução leva tempo e exige esforço e movimento. Isso explicaria milhares de outros problemas sociais muito mais relevantes do que nossas afinidades e rancores e posso sim estar cometendo um grande erro ao ludibriar as grandes causas, mas esse post é necessário assim, do jeito que é porque preciso me permitir fazer as pazes comigo mesmo por ser o vilão na vida algumas pessoas.

É claro que nada disso é um alvará de liberação, ninguém está te permitindo ser um babaca, é só que as vezes as pessoas são irracionais e ironicamente comandadas por seus instintos, e as vezes é preciso um pouco de compreensão e principalmente um auto diagnóstico, afinal temos visto muita gente sofrer, porém jamais conhecemos os causadores dessas aflições, quem serão eles se não nós mesmos?

bottom of page