top of page

A ESTATÍSTICA DA PERDA


Você já parou para pensar quanta gente já passou por sua vida?

Em uma porcentagem bem segura posso dizer que em minha curta existência, que não chega ser um ponto fora da curva da normatividade das perdas, 90% dos personagens foram embora. Desses 90, chutando baixo, aposto que 70% foram acrescentados ao limbo eterno das lembranças perdidas e muito provavelmente eu vou morrer sem reapreciar das suas companhias, e mesmo assim cada uma delas ter uma pedrinha nos tijolos que me construíram, durante minha vida vou tomar muitas atitudes totalmente influenciadas por gente que sequer lembra meu nome.


Os outros 20% são bem categóricos. 5% se afastaram, ou por medo ou por incompatibilidade ou qualquer motivo inimaginável. 10% eu perdi nas esquinas da vida e outros 5% eu mesmo fiz questão de expulsar, este 1/5 dos 100% é o pior decimal da vida de qualquer ser humano, pois são a essas pessoas que dedicamos toda dúvida e todo arrependimento, é por elas que ficamos acordados durante a noite lembrando das coisas que passaram juntos, e delas que sentimos saudade, são elas que nos incomodam. Será que numa noite dessas ela também lembrou de mim? Mas o perdido é perdido. O que dói de verdade é saber que não fomos capazes de concerta-las a tempo, pegar o telefone antes da mudança ou prometer manter contato. Dói devanear sobre quais papéis elas teriam desempenhado se tivessem decidido ficar para o jantar.


Quer saber de uma coisa? Tudo tem sua razão, se nenhum deles tivesse ido embora imagine só o contingente de problemas acumulados!? Ou pior. Imagine se nem um deles tivesse passado pelas nossas vidas? Uma coisa eu garanto. Seriamos outros seres humanos, piores e menos evoluídos, por isso convido a você leitor que celebre suas perdas, e todas as nuances de suas tristezas, quem seriamos nós sem os empecilhos? Afinal talvez nisso se resuma a existência humana, sair por aí distribuindo pedacinhos a torto e a direito, se desconstruindo para construir, mas e você? Já pensou quanto de você ficou pelo caminho?


bottom of page